Definida a estratégia, o orçamento empresarial traduz os planos de longo prazo em números detalhados que expressem as operações em médio prazo.
O orçamento empresarial é uma técnica de planejamento e controle da área de administração financeira que, a partir do orçamento de vendas (previsão de vendas), permite dimensionar os recursos operacionais necessários, os gastos empresariais diversos e os resultados econômicos para determinado período de tempo.
Desta maneira é possível estimar como transcorrerão os negócios da empresa, proporcionando uma visão clara das ações necessárias para atingir os objetivos.
O SOE - Simulação de Orçamento Empresarial está baseado em um caso fictício de uma empresa fabricante de fertilizantes agrícolas, para a qual o participante irá elaborar o orçamento referente ao primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março). A dinâmica evolui numa sequência obrigatória, através do preenchimento das 13 tabelas do orçamento empresarial, que se constituem em etapas da simulação.
A simulação inicia-se com o conhecimento do balanço patrimonial, final do ano anterior, que retrata os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa. Após examinar o balanço e consultar os "dados da empresa", sempre com apoio da “teoria” disponível na plataforma WEB, o participante e sua equipe tem como desafio a elaboração do orçamento de vendas.
Durante o preenchimento de cada tabela de orçamento estão disponíveis as "Dicas do Tutor" que lhe oferece orientações para cumprir sua tarefa naquela etapa. Quando o participante avança para a tabela de orçamento seguinte, o simulador disponibiliza o "Orçamento Correto", referente à tabela imediatamente anterior, permitindo comparar os resultados e auxiliando na compreensão e aprendizagem. O "Orçamento Correto" anterior deve ser sempre utilizado como base de dados para os orçamentos subsequentes.
Após o avanço, o participante pode conferir o "Meu Orçamento" da etapa anterior e verificar eventuais erros cometidos, cujos valores estarão destacados com borda de cor vermelha e com explanação sobre as possíveis causas.
Os participantes são organizados em um número variável de equipes, não havendo número máximo de equipes em cada edição da simulação. O ideal é que as equipes tenham no máximo 4 participantes para o bom desenvolvimento das atividades. Entretanto, nenhuma dificuldade será encontrada se a participação for individual.
O número máximo de participantes por edição é 49.
O SOE - Simulação de Orçamento Empresarial é um jogo de empresa funcional sem interação competitiva entre as equipes participantes, porém, com os resultados comparáveis ao final, através do ranking. A cada tabela de orçamento concluída, o simulador calcula os pontos obtidos considerando:
- acertos de decisão (valores inseridos nas células brancas, obtidos a partir dos dados da empresa e/ou tabelas anteriores do orçamento correto) = 3 pontos por acerto.
- acertos de cálculo (valores inseridos nas células cinzas, calculados dentro da própria tabela do orçamento atual) = 1 ponto por acerto.
Conforme o participante/equipe avança no preenchimento das tabelas do orçamento, poderá acompanhar a pontuação parcial obtida na tabela atual e a pontuação total acumulada até a etapa em curso.
Vence o jogo o participante/equipe que acumular o maior número de pontos dentro da edição/turma em que está competindo.
Tela principal do jogo.
Apresenta o formulário de orçamentos para tomar as decisões.
Após o avanço para o orçamento seguinte, o orçamento anterior será apresentado comparado com o orçamento correto. Caso tenha algum erro, será destacado em vermelho.
Siga a LDP nas redes sociais:
© 2025 - LDP - Jogos de Empresas. Todos os direitos reservados.